As estrias são um tipo de cicatriz na pele, às vezes chamada de “estrias” pelos médicos. Eles são causados por um rasgo na derme, ou na camada mais profunda da pele, muitas vezes devido ao estiramento abrupto do tecido.
Essa ruptura do colágeno e da elastina deixa uma cicatriz permanente quando cicatriza e, a partir da superfície, se transforma em uma estria visível como a conhecemos.
Quando aparecem pela primeira vez, as estrias são muito escuras, geralmente roxas ou vermelhas. Eles podem ser levantados acima da pele e levemente inchados e com coceira.
Fazendo que as pessoas recorram a tratamento estéticos como, Enfermagem Estética.
A boa notícia é que a aparência das estrias melhora com o tempo. Ao longo de um ano, a cor desbota de vermelho para uma cor pálida, e as marcas se achatam ou aparecem ligeiramente deprimidas abaixo do nível da pele ao redor.
Quem corre o risco de ter estrias?
Todo mundo tem a capacidade de desenvolver estrias, mas aqueles com níveis hormonais extremos (como mulheres grávidas) ou indivíduos com histórico familiar de estrias podem ser mais suscetíveis.
Já ouvi muitas mulheres chamá-los de “listras de tigre“, uma representação física do que seu abdômen fez para acomodar o bebê em crescimento.
Fora da gravidez, muitos adolescentes desenvolvem estrias durante a puberdade em resposta ao crescimento e mudança de seu corpo.
A construção muscular extrema e as flutuações no peso corporal também podem causar o aparecimento de estrias à medida que o contorno do corpo muda. O uso prolongado de alguns medicamentos que podem afinar a pele, como os corticosteroides, também pode causar o aparecimento de estrias.
Como você pode se livrar das estrias?
Infelizmente, como uma cicatriz em qualquer outra parte do corpo, as estrias são permanentes. Mas uma massagem na cicatriz pode ajudar a melhorar a aparência das estrias se iniciada no início da progressão.
Aplicar pressão na cicatriz ou na estria pode acelerar o amadurecimento da cicatriz e ajudar a melhorar sua aparência. Massagens são recomendadas pelo menos uma vez ao dia assim que a estria ou cicatriz aparecer. Após um ano, a cicatriz geralmente está totalmente madura.
Se suas estrias são vermelhas na aparência, há pesquisas limitadas para mostrar que os ingredientes ácido hialurônico e tretinoína podem ter um pequeno benefício em melhorar o pigmento de suas estrias.
Os tratamentos a laser vasculares podem melhorar a vermelhidão ou as alterações de pigmento nas estrias. Embora algumas dessas modalidades possam ajudar a melhorar a aparência de suas estrias, nenhuma delas fará com que elas desapareçam completamente.
Existe alguma coisa que você pode fazer para evitar estrias?
A resposta rápida para essa pergunta é talvez. Manter a pele bem hidratada e evitar o ganho de peso excessivo pode ser sua única chance de evitar danos permanentes à pele.
Embora a pesquisa ainda não tenha encontrado o produto perfeito para prevenir estrias, controlar as mudanças em nosso corpo e peso pode ser nossa melhor aposta para manter nossa pele com aparência saudável e suave.
Existem opções cirúrgicas?
Se suas estrias estiverem na parte inferior do abdômen após a gravidez, você está com sorte. As estrias que estão abaixo do umbigo podem ser removidas cirurgicamente em um procedimento de abdominoplastia.
Esta cirurgia remove a pele abaixo do umbigo permanentemente e usa a pele superior para criar um abdômen mais firme e uma aparência mais suave.
É importante consultar um cirurgião plástico certificado para discutir expectativas realistas com esse tipo de cirurgia e entender como esse tipo de cirurgia removerá a pele danificada e realocará as estrias superiores para um local mais oculto próximo à linha do biquíni.