Limpeza de rodapés: você pode não gostar, mas precisa fazer. Rodapés sujos podem fazer com que todo um espaço pareça descuidado, portanto, limpá-los é uma tarefa importante (embora irritante).
Felizmente, com a ajuda de alguns especialistas, você pode limpar facilmente seus rodapés e mantê-los limpos por mais tempo. Continue lendo para descobrir como mantê-los limpo depois das mudanças jundiaí.
Com que frequência você deve limpar os rodapés?
Rodapés geralmente não estão na lista de coisas para limpar, então não é surpresa que eles sejam uma parte suja da casa. “As pessoas muitas vezes se esquecem de limpá-los regularmente, acumulando muita poeira e sujeira”, diz es
Para manter seus rodapés em bom estado, eles precisam ser limpos regularmente – de preferência pelo menos a cada poucos meses. Essa frequência mantém a sujeira acumulada longe sem ter que fazer muita limpeza frequente.
Coisas que você vai precisar:
Antes de limpar os rodapés, você precisará reunir seus suprimentos. Aqui está o que você precisa.
- Aspirar com acessório de mangueira ou espanador angular;
- Roupa de microfibra;
- Água morna;
- Sabão para louça;
- Balde;
- Esponja;
- Cotonetes;
- Opcional: vinagre branco ou Magic Eraser;
- Opcional: ventilador.
Como limpar seus rodapés
Lembrando que todas as dicas dada aqui são para fazer sozinha sem ajuda de profissional.
Etapa um: tire os móveis do caminho
Primeiras coisas primeiro: você precisa ser capaz de acessar seus rodapés! Comece movendo qualquer móvel que esteja contra a parede para fora do caminho.
Se algum móvel for muito pesado ou complicado de mover, deixe-o – um rodapé sujo que se esconde atrás de uma estante gigante não é o fim da limpeza da sua casa.
Dica: Se você estiver limpando os rodapés junto com o resto do espaço, trabalhe de cima para baixo, tirando o pó e limpando as prateleiras e paredes antes de começar nos rodapés.
Essa ordem ajuda a limpar toda a sujeira que cai enquanto você desce.
Passo dois: pó
Em seguida, você precisará tirar o pó dos rodapés. Graças aos seus cantos, recantos e saliências, os rodapés podem acumular todo o tipo de pó em toda a sua casa.
É importante se livrar de parte da poeira da superfície antes de começar a limpar os rodapés, para que você não esteja apenas esfregando a sujeira.
A limpeza do rodapé pode ser feita de várias maneiras: você pode usar um aspirador e sugar a sujeira ou pode usar um espanador angular com cabo longo.
Se você não tiver nenhum desses, um pano de microfibra seco também funciona em um local apertado.
Etapa três: faça sua solução de limpeza
Tecnicamente, você pode limpar os rodapés com um pano úmido e ainda remover um pouco da sujeira. Mas um pouco de preparação extra antes de começar a limpar pode ajudar muito.
“Aplicar uma solução de limpeza caseira normalmente é suficiente para limpar completamente os rodapés”, diz especialista.
Para criar isso, combine meio galão de água morna com algumas gotas de detergente em um balde grande para uma combinação fácil e com espuma.
Etapa quatro: limpe os rodapés
Hora de realmente fazer a limpeza! Mergulhe um pano de microfibra ou uma esponja macia em água com sabão e torça o excesso de umidade.
Em seguida, pegue seu pano úmido ou esponja e esfregue suavemente os rodapés enquanto desce pela parede.
Certifique-se de que sua esponja não esteja muito molhada, pois uma esponja pingando pode danificar a umidade do rodapé ou do piso ao redor. Assim que a esponja ou pano estiver sujo, torça-o e mergulhe-o novamente na solução de limpeza.
Etapa cinco: localize qualquer ponto ou mancha difícil de alcançar
Depois de esfregar suavemente todos os rodapés de uma sala, procure por pontos complicados que ainda tenham sujeira ou manchas que ainda não desapareceram. Os cantos costumam ser os grandes culpados aqui.
Para limpar esses pontos, mergulhe cotonetes em sua solução de limpeza e use-os para limpar cantos apertados ou fendas complicadas.
Se a água com sabão não estiver funcionando, Kevin recomenda tentar algo um pouco mais forte, como uma borracha mágica.
Passo Seis: Deixe Secar
Depois que todos os rodapés tiverem sido espanados, limpos e esfregados, deixe-os secar. Espere até que os rodapés estejam completamente livres de umidade antes de mover qualquer móvel de volta, pois a umidade presa pode levar ao mofo.
Você pode acelerar o processo de secagem com um ventilador apontado para os rodapés.