Como cultivar bambu da sorte

Você provavelmente já viu o bambu da sorte (Dracaena sanderiana) muitas vezes em restaurantes, escritórios, residências e até mercearias.

Também conhecida como planta de fita, esta planta de casa fácil de cultivar tem uma longa história na China e no feng shui como um símbolo de prosperidade e boa sorte.

O bambu da sorte cresce em caules com raízes na parte inferior e tufos de folhas verdes alongadas crescem no topo. Apesar de sua aparência semelhante, não está intimamente relacionado ao bambu verdadeiro. Além de hastes retas, às vezes você pode encontrar bambu da sorte com hastes trançadas ou amarradas com arame.

O bambu da sorte também pode ser enrolado e tecido em várias formas. Esta é uma planta de crescimento rápido, crescendo cerca de 19 polegadas em seis meses.

Com apenas um pouco de cuidado, esta atraente planta de casa pode trazer beleza – e talvez até um pouco de sorte – ao seu espaço novo depois de fazer as mudanças sp.

No entanto, se você é dono de um animal de estimação , cultive o bambu da sorte com cuidado, pois essa espécie é tóxica para cães e gatos.

  • Nome botânico: Dracaena sanderiana;
  • Nome comum: planta de bambu da sorte, planta de fita;
  • Tipo de planta: Floração, herbácea perene;
  • Tamanho maduro: Três pés de altura;
  • Exposição solar: Brilho, luz indireta ou sombra;
  • Tipo de solo: Solo para vasos bem drenado;
  • pH do solo: 6,0–6,5;
  • Toxicidade: Tóxico para animais de estimação.

Cuidados com as plantas

Quando você comprar o bambu da sorte pela primeira vez, examine sua planta para ver se os caules foram amarrados ou amarrados com arame. Isso pode danificar sua planta, por isso é melhor remover o fio para deixá-lo crescer livremente.

Leia também:  6 maneiras eficazes de atrair estudantes chineses com sucesso

As formas de bambu da sorte são criadas não treinando a planta com arame – como é feito com bonsai – mas girando cuidadosamente a planta para fazê-la se mover em direção à luz à medida que cresce.

Você pode comprar plantas de bambu da sorte já treinadas em diferentes formas e padrões ou treinar uma você mesmo em vários meses.

Para treinar a forma de sua planta, encontre uma caixa de papelão alguns centímetros mais alta que sua planta e corte um de seus lados.

Como cultivar bambu da sorte

Use outro pedaço de papelão para cobrir a parte superior da caixa e, em seguida, vire o lado aberto da caixa em direção à fonte de luz. Monitore o crescimento do seu bambu ao longo do tempo, virando a planta na caixa para moldar seus caules.

Você deve ter notado que as hastes do seu bambu da sorte foram mergulhadas em cera. Isso é feito para manter sua forma e evita a formação de um novo crescimento.

Você mesmo pode mergulhá-los usando cera de parafina ou cera de vela incolor e sem perfume depois de cortar a planta no formato desejado.

É importante podar o bambu da sorte periodicamente, pois seu crescimento rápido pode tornar a planta pesada. Apare as ramificações com um par de podadores ou tesouras limpas e guarde-as para propagação.

Aparar seu bambu da sorte permite que você controle sua forma e promove um crescimento mais completo.

Melhores condições de cultivo para Bambu da sorte

Uma das razões pelas quais o bambu da sorte é uma planta de interior tão onipresente é que ele precisa de muito pouca luz para prosperar, tornando-o uma ótima opção para espaços com pouca luz. Exiba seu bambu da sorte em temperaturas acima de 65 graus e evite áreas com correntes de ar.

Leia também:  Dicas para saber o que fazer em um incêndio

Esta planta cresce melhor sem sol direto, então escolha um local com luz indireta e brilhante para obter melhores resultados.

Se você vir manchas marrons nas folhas, mova seu bambu da sorte para um local mais sombreado. Se notar folhas amareladas, é sinal de que sua planta está com excesso de água. Folhas murchas, no entanto, indicam que é hora de adicionar mais água.

Plantar diretamente em água destilada é melhor para o bambu da sorte, pois o envasamento no solo o torna mais suscetível ao ressecamento.

Para manter sua planta saudável em um plantador de solo, certifique-se de que o recipiente tenha orifícios de drenagem e use uma mistura de vasos bem drenada.

Tipos de bambu da sorte

O bambu da sorte vem em diversas variedades, mais comumente variações de duas a três camadas (ou caules, com ambos os tipos caindo na categoria Dracaena sanderiana ).

Diz-se que o bambu da sorte de duas camadas traz amor para aqueles a quem é presenteado, enquanto as variantes de três camadas trazem felicidade, vida longa e riqueza.

A vitória de listras brancas (Dracaena sanderiana ‘White Stripe’ ) tem uma aparência semelhante, mas apresenta finas listras brancas em suas folhas.

O bambu de lótus (Dracaena deremensis ​, syn. ​Dracaena compacta), também chamado de dragoeiro compacto , cresce com caules mais grossos e é nomeado por suas folhas em forma de lótus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *