Como ser cheio do Espírito Santo (e por que isso é importante)?

O que significa ser cheio do Espírito? A definição simples é esta: Um seguidor de Jesus capacitado para viver a vida que Deus planejou para eles, submetendo-se à presença, poder e propósito do Espírito Santo em suas vidas.
Já foi dito que a vida cristã não é difícil, é impossível além da Liturgia Diária.

Para muitos, a derrota e o desânimo caracterizam sua vida cristã. E embora seja verdade que a vida cristã é impossível de viver com suas próprias forças, Deus não quer que a derrota e o desânimo caracterizem a vida do crente.

Por causa disso, Deus proveu Seu Espírito. Ele ordenou aos crentes que vivessem a vida cristã sendo cheios do Espírito.

É vital, portanto, aprofundar essa definição para que você possa saber o que significa ser cheio do Espírito.

De acordo com essa definição, cinco termos-chave precisam ser entendidos para ser cheio do Espírito. Esses termos são habilitação , presença , poder e propósito e submissão.

Habilitado

Ao longo do livro de Atos, quando a igreja primitiva estava apenas começando, o Espírito Santo encheu muitas pessoas (Atos 2:4, 4:8, 4:31 e 13:9). Mas os cristãos só são ordenados a serem cheios do Espírito Santo em um lugar no Novo Testamento.

Efésios 5:18 diz: “Não vos embriagueis com vinho, porque isso é libertinagem, mas enchei-vos do Espírito”.

Como o apóstolo Paulo escreveu o livro de Efésios, a imagem que ele usou não foi aleatória ou acidental. Quando uma pessoa está bêbada com vinho, ela é controlada e influenciada por esse vinho e faz coisas que normalmente não faria.

Como ser cheio do Espírito Santo (e por que isso é importante)?

Paulo está dizendo para permitir que o Espírito o capacite a fazer coisas em e através de você que você não pode fazer naturalmente.

Leia também:  7 tipos de marketing

Lembre-se, Jesus chama Seus seguidores para viver a vida de uma forma que é impossível de alcançar em suas próprias forças.

Mas quando você está cheio do Espírito, você se descobre amando sobrenaturalmente e experimentando alegria em meio ao sofrimento e à injustiça.

Você começa a se apaixonar mais profundamente por Jesus, contando com ousadia e coragem aos outros sobre Ele. E você se encontra adorando com alegria, entre muitas outras coisas.

Presença

Você poderia dizer que a história da Bíblia é a história de Deus se aproximando cada vez mais de Seu povo. Ele criou o homem e a mulher em perfeita comunhão com Ele. Mas o primeiro pecado que a humanidade cometeu quebrou essa comunhão e eles foram banidos de Sua presença.

Mas, à medida que a história avança, Deus procura preencher essa lacuna entre a humanidade e Ele mesmo, aproximando-se cada vez mais de Seu povo. Ele fez isso inicialmente fazendo com que Seu povo estabelecesse um abrigo temporário chamado tabernáculo e, mais tarde, habitando entre eles em um templo permanente.

Apesar do templo ter sido erguido e Deus o ter enchido com Sua presença, o povo acabou se rebelando contra Deus, agindo como se não quisesse nada com Ele.

E assim o Espírito de Deus deixou o templo (Ezequiel 10:18), e o povo de Deus foi removido de Sua presença ao ser removido de sua terra prometida. E embora Deus tenha trazido Seu povo de volta à terra prometida, Seu Espírito nunca voltou.

Isto é, até que Jesus nasceu de uma virgem e foi chamado de “Emanuel, Deus conosco” (Mateus 1:23).

E, por melhor que Deus habitasse entre Seu povo em Jesus, Deus queria se aproximar ainda mais – não apenas entre eles, mas neles por meio de Seu Espírito.

Leia também:  Desvendando os segredos e benefícios da Maca Peruana

Deus deixou de habitar entre Seu povo no jardim, para habitar entre eles em um tabernáculo e templo físico, para habitar entre eles em Jesus, para agora viver nos seguidores de Jesus, declarando que o povo de Deus é chamado de “templo de Espírito Santo” (1 Coríntios 6:19).

A grande notícia para o seguidor de Cristo é que Deus fez o que nunca havia feito em toda a história da humanidade. Ele estabeleceu residência permanente em Seu povo por meio de Seu Espírito.

Efésios 1:13-14 diz:

Nele também vós, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes, fostes selados com a promessa do Espírito Santo, o qual é o penhor da nossa herança até que a possuamos, para louvor da sua glória” (Nova Versão Internacional).

Observe que Paulo diz que quando uma pessoa crê no evangelho, ela é selada com o Espírito Santo. Eles recebem todo o Espírito Santo prometido no momento em que creem. Eles não recebem mais do Espírito depois. O Espírito habita plenamente em Seus filhos.

Mas, enquanto o Espírito habita plenamente no seguidor de Jesus, como foi mencionado acima, os crentes são ordenados a serem cheios do Espírito. Aqui está a distinção entre esses dois versículos: quando os crentes são cheios do Espírito, eles não recebem mais do Espírito, mas o Espírito recebe mais deles.

Uma imagem que provavelmente não é acidental é encontrada em Atos 2:2, quando o Espírito Santo veio pela primeira vez sobre os seguidores de Jesus. Diz: “E de repente veio do céu um som como um vento forte e impetuoso, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados” (ESV).

Leia também:  Qual o salário de uma modelo?

Conclusão

Quando uma pessoa é cheia do Espírito, ela permite que Sua presença preencha toda a sua vida – cada “cômodo” de sua vida, cada armário e cada gaveta de lixo.

As pessoas nunca foram feitas para viver vidas segmentadas, onde dão uma parte a Deus e não outra. Estar cheio de Sua presença significa que você permite que Ele preencha cada parte de você. É somente dando a Ele acesso a todas as partes que você experimenta a presença de Sua graça transformadora, mesmo naquelas áreas que você isolou e escondeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *