Saúde bucal de gatos

Os gatos são bastante hábeis em esconder sua dor. Eles podem realmente estar sofrendo de um problema de saúde bucal doloroso, sem nunca deixar transparecer que estão desconfortáveis.

Por isso, os donos precisam estar atentos à saúde bucal de seu companheiro felino e manter os dentes de seu companheiro peludo limpos. Ao monitorar e limpar regularmente os dentes do seu gato, você será capaz de detectar precocemente quaisquer problemas de saúde bucal e ajudar seu gato a evitar dores e tratamentos caros.

Exames dentários anuais para o seu membro felino da família

Para garantir que a boca do seu gato permaneça sem dor e saudável, nossos veterinários recomendam fazer visitas anuais ao consultório do veterinário como parte de sua rotina de saúde preventiva.

Seu veterinário em um laboratório veterinário avaliará a saúde bucal de seu animal de estimação além de sua saúde física geral e informará se é necessária alguma limpeza ou cirurgia dentária profissional para restaurar a boa saúde de seu gato.

Como limpar os dentes do seu gato

Uma rotina diária de higiene bucal para o seu gato pode ajudar a garantir que seus dentes e gengivas permaneçam o mais saudáveis ​​possível pelo maior tempo possível.

Para tornar a limpeza dos dentes do seu gato em casa o mais fácil e sem stress possível, comece a rotina de higiene oral do seu gato enquanto o seu gatinho ainda é jovem. Dessa forma, seu gato estará acostumado a escovar os dentes e tocar a boca desde pequeno.

Saúde bucal de gatos

Seu objetivo é fazer com que escovar os dentes do seu gato seja uma parte fácil e sem estresse da rotina diária do seu gatinho. Comece esperando até que seu gato esteja calmo e relaxado e siga estas etapas:

  1. Levante suavemente os lábios do seu gato e, em seguida, use o dedo para massagear os dentes e as gengivas por apenas alguns segundos.
  2. Não espere muito do seu gato no início. Você pode alcançar apenas alguns dentes nas primeiras vezes que tentar esse processo. Tudo bem. Trata-se de construir confiança em seu gato para ajudar a evitar que ele fique agitado.
  3. Mantenha a calma e certifique-se de elogiar e dar uma guloseima saborosa após a massagem nos dentes e gengivas. Você está tentando construir a tolerância do seu gato à experiência, aumentando gradualmente o tempo que você gasta na tarefa a cada dia.
  4. Uma vez que seu amigo felino esteja acostumado a massagear suas gengivas todos os dias, você poderá introduzir gradualmente uma escova de dentes de cerdas macias que você pode adquirir no veterinário e um pouco de pasta de dente especial para gatos. A pasta de dente pode vir em uma variedade de sabores excelentes para gatos, como carne ou frango.
  5. Comece a usar a escova de dentes tão gradualmente quanto fez a massagem nos dentes e gengivas; seu gato pode começar lambendo apenas um pouco de pasta de dente de seu dedo.
Leia também:  O que são estrias e o que você pode fazer para se livrar delas?

O grau em que você é capaz de escovar os dentes do seu gato dependerá muito do temperamento dele. Certifique-se de que você é flexível e adapte sua abordagem de acordo com a tolerância do seu gato com o processo.

Alguns donos de gatos têm muita facilidade em limpar os dentes com um pouco de gaze, alguns acham que uma escova de dedo funciona bem e outros aplicam um gel dental com os dedos que deixam fazer o trabalho por eles.

Quando você finalmente começar a escovar os dentes do seu gato com sucesso, mova-se ao longo da linha da gengiva, trabalhando rapidamente, mas parando antes que seu gato fique irritado. Pode levar semanas até que seu gatinho tolere a limpeza de todos os dentes durante uma única sessão.

Se o seu gato estiver estressado ou alarmado com o processo de limpeza dos dentes, ele pode reagir coçando ou mordendo.

Portanto, se escovar os dentes do seu gato for muito difícil para você e seu gatinho, considere adicionar aditivos removedores de placa à água potável, comprar brinquedos para mastigar especialmente projetados ou fornecer guloseimas dentárias saborosas ao seu gato.

Além de seus esforços para manter os dentes do seu gatinho limpos e saudáveis, eles também precisarão de uma limpeza dental profissional regular realizada por um veterinário qualificado para manter os dentes em ótimas condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *