Dicas para saber o que fazer em um incêndio

Infelizmente para muitos, a importância da preparação contra incêndios só fica clara quando já é tarde demais. Quando não pensamos em incêndios domésticos porque não fazem parte do nosso dia-a-dia, podemos ficar complacentes e cair muito facilmente na mentalidade “isso não vai acontecer comigo”.

No entanto, basta um acidente de cozinha ou uma brasa da lareira para nos colocar em perigo e derrubar nossas vidas. Com isso em mente, reunimos dicas sobre como evitar que incêndios ocorram em casa e se você não possui um projeto de sprinklers em mente, comece a pensar agora mesmo.

Como prevenir incêndios domésticos

O primeiro passo na segurança contra incêndio em casa é a prevenção, naturalmente. Um sistema de segurança residencial com monitoramento de bricolagem pode nos dar tranquilidade para preocupações como arrombamentos, inundações e detecção de fumaça, mas temos que adotar melhores práticas em casa se quisermos impedir incêndios antes que eles comecem.

dicas para saber o que fazer em um incendio

Embora a maioria de nós saiba que precisamos de alarmes de fumaça e extintores de incêndio, muitas vezes podemos ser irresponsáveis ​​na cozinha ou ao usar aquecedores.

Embora as dicas abaixo possam parecer muito para se lembrar no início, uma vez que você as incorpore à sua vida diária, prometemos que elas parecerão tão naturais quanto lavar a louça.

Leia também:  8 maneiras de apimentar sua vida sexual

Riscos de segurança contra incêndio em casa

Cozinhar e aquecer estão no topo da lista de riscos de incêndio em casa. Esteja atento na cozinha, mantenha crianças e animais de estimação longe de aquecedores e velas e tente incorporar essas práticas em sua vida doméstica.

Ao cozinhar

  • Fique na cozinha sempre que algo estiver fritando, grelhando, fervendo ou grelhando.
  • Ao ferver, assar ou assar, verifique os alimentos regularmente e use um cronômetro.
  • Não use o forno ou o fogão quando estiver com sono ou sob a influência de álcool.
  • Mantenha objetos inflamáveis ​​a pelo menos 3 pés de distância do fogão.

Ao aquecer a sua casa

  • Compre apenas aquecedores de ambiente que desligam automaticamente quando caem e sempre os coloque em superfícies niveladas e não inflamáveis.
  • Nunca deixe um aquecedor de ambiente ou uma lareira sem vigilância. Certifique-se de desligar os aquecedores de ambiente e extinguir todas as brasas antes de sair dos quartos.
  • Mantenha objetos inflamáveis ​​a pelo menos 3 pés de distância de aquecedores ou lareiras.

Outros riscos principais de incêndio doméstico

  • Nunca fume dentro de casa. O tabagismo foi a principal causa de mortes por incêndio em residências de 2014 a 2018. 2
  • Mude para velas sem chama. Se você precisar usar velas com chama, nunca as deixe sem vigilância e certifique-se de apagá-las antes de sair de um cômodo.
  • Substitua todos os cabos que tenham fios desgastados ou desencapados. Os equipamentos elétricos são a terceira maior causa de incêndios domésticos e a principal causa de danos materiais.
  • Mantenha fósforos e isqueiros longe das crianças. Armazene-os de forma segura, de preferência em algum lugar alto e/ou com um cadeado.
Leia também:  4 maneiras naturais de melhorar sua resistência sexual

Alarmes de fumaça

Os alarmes de fumaça 3 são sistemas críticos de alerta precoce para prevenção de incêndios em residências, e a maioria dos estados os exige por lei. A coisa mais importante sobre os alarmes de fumaça é que, mesmo que a casa queime, muitas vezes eles são a razão pela qual todos escapam da casa com segurança.

Onde instalar alarmes de fumaça

Instale alarmes de fumaça dentro de cada quarto, fora de cada área de dormir e em todos os andares da casa, incluindo porões.

Mantenha os alarmes de fumaça a pelo menos 10 pés de distância das cozinhas para evitar alarmes falsos.

Coloque alarmes de incêndio no teto ou no alto das paredes próximas ao teto.

Pessoas surdas ou com deficiência auditiva devem instalar alarmes de fumaça com luzes estroboscópicas e agitadores de cama.

Como manter os alarmes de fumaça

Teste seus alarmes de fumaça pelo menos uma vez por mês.

Troque as baterias dos alarmes de fumaça pelo menos uma vez por ano e lembre-se de substituir as baterias dos detectores de monóxido de carbono ao mesmo tempo.

Substitua completamente os alarmes de fumaça com 10 anos ou mais.

Extintores de incêndio

Ter alguns extintores de incêndio em sua casa pode ajudá-lo a parar pequenos incêndios antes que eles tenham a chance de se espalhar e queimar fora de controle. Para garantir que os extintores funcionem quando você precisar deles, siga as etapas abaixo.

Como escolher e armazenar um extintor de incêndio

Certifique-se de obter os extintores corretos para o tipo de incêndio que você provavelmente encontrará em sua casa. Para uso doméstico mais normal, este é um extintor de incêndio químico seco ABC . 5

Leia também:  Desvendando o mito: musculação pode ajudar a emagrecer

Certifique-se de que seus extintores estejam devidamente carregados usando o manômetro ou o botão de teste para verificar a pressão.

Instale os extintores perto de uma saída, longe de fontes de calor e alto o suficiente na parede para que os adultos possam acessá-los, mas não as crianças pequenas.

Revise as instruções uma vez por ano, pois não haverá tempo para aprender a usar seus extintores em caso de incêndio.

Antes de usar um extintor de incêndio

  • Verifique se todos os outros estão fora ou saindo de casa.
  • Certifique-se de que alguém já chamou o corpo de bombeiros.
  • Confirme que o fogo é pequeno e não se espalha, com muito pouca fumaça.
  • Fique de costas para uma saída que você possa usar rapidamente.

Como usar um extintor de incêndio

  1. Siga o sistema PASS:
  2. Puxe o pino;
  3. Mire baixo na base do fogo;
  4. Aperte a alça lentamente;
  5. Varra o bocal de um lado para o outro;
  6. Se seguir o sistema PASS e o fogo não se extinguir imediatamente, largue o extintor e saia de casa;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *