Acidentes com incêndio não acontecem por acaso. Eles são causados por uma série de fatores. Se você iniciar um incêndio por negligência e acidentalmente queimar a propriedade de seu vizinho, poderá ser responsabilizado por todos os danos.
Portanto, vamos reiterar essas simples precauções com a esperança de que você não ouça novamente aquela sirene alarmante.
1. Verifique as conexões elétricas
Uma das principais causas de um incêndio doméstico é a fiação elétrica defeituosa. Portanto, procure sinais de alerta, como luzes piscando, interruptores e plugues faíscas e cheiro de queimado quando os aparelhos estiverem conectados.
Substitua imediatamente fios desgastados, tomadas danificadas e outros acessórios elétricos defeituosos. Além disso, certifique-se de que os cabos elétricos estejam visíveis, desembaraçados e colocados corretamente.
2. Desconecte os itens quando não estiverem em uso
Outra causa importante de incidentes de incêndio são os eletrodomésticos ou dispositivos domésticos negligenciados. Coisas como TV, ventiladores elétricos, computadores, entre outros ainda consomem eletricidade mesmo quando estão desligados.
Isso significa que eles ainda podem superaquecer e iniciar um incêndio. Ao desligá-los, você não apenas reduz suas chances de queimar seus pertences, mas também reduz sua conta de eletricidade.
3. Evite conectar vários dispositivos em um cabo de extensão
Maximizar o uso de um cabo de extensão pode causar superaquecimento dos soquetes e possivelmente causar um incêndio. Evite sobrecarga elétrica em todos os momentos. Grandes aparelhos como ar condicionado e geladeira devem ter suas próprias tomadas.
Consulte um eletricista profissional se precisar religar suas conexões para acomodar todos os seus aparelhos e outros dispositivos elétricos.
4. Nunca deixe um fogão aberto sem supervisão
Se você estiver cozinhando, certifique-se de ficar de olho neles o tempo todo. Se precisar sair da cozinha, peça a alguém para vigiá-la. Se você realmente precisa fazer outras tarefas domésticas, use um cronômetro para se lembrar de que está cozinhando.
5. Verifique seu GLP
Como regra geral, sempre feche seu Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) após o uso. Além disso, antes de ir para a cama, verifique novamente se está fechado. Você pode verificar vazamentos aplicando água com sabão. Recomenda-se que a mangueira seja trocada a cada dois anos, enquanto os reguladores a cada cinco anos após sua fabricação.
6. Prenda as velas acesas
Ao usar velas, mantenha-as sempre à vista e prenda-as em um castiçal. Coloque-os onde não possam ser derrubados por ninguém, especialmente crianças e animais de estimação.
Mantenha as velas acesas longe de coisas que podem facilmente pegar fogo, como tapetes, cortinas, esteiras e papéis. Melhor ainda, use velas, lâmpadas e lanternas recarregáveis na ausência de eletricidade à noite.
7. Armazene itens inflamáveis em um local seguro
Qualquer substância inflamável (querosene, tinta, diluente, alvejante e álcool) e objetos (fósforos, isqueiros e dispositivos de ignição) devem sempre ser colocados fora do alcance de crianças. Você não quer que seus filhos os confundam com brinquedos.
Além disso, eles devem ser mantidos em local seguro e seco, com temperatura ambiente baixa, para que não causem chamas.
8. Limpe as coisas secas
Limpar as coisas secas, como madeira e folhas, do ambiente e até mesmo do telhado, pode salvá-lo de uma chama aberta. Coisas secas podem pegar fogo facilmente com cinzas ou faíscas perdidas. E quem sabe, o calor intenso do sol neste verão pode acender um fogo em coisas murchas.
Conclusão sobre as dicas contra incêndio
Lembre sempre que existem empresas especializadas em equipamentos e treinamentos contra incêndios, seja ele em residência ou comércio. É importante sempre lembrar que a Instalação e Manutenção da Rede de Hidrantes é realmente muito importante em casos de incêndio inesperado.
Contrate hoje mesmo uma empresa e deixe sua casa ou empresa mais seguro contra incêndios que podem acontecer a qualquer momento.