7 tipos de marketing

O marketing educacional é uma fera totalmente diferente dos tipos tradicionais de marketing, embora com os mesmos objetivos em mente: aquisição e retenção de clientes.

O marketing digital aparece de várias formas na Internet, de pop-ups a comerciais do YouTube e anúncios direcionados.

1. Marketing de busca

Existem dois tipos principais de táticas de marketing de mecanismos de pesquisa que as empresas empregam para aumentar o tráfego: pagas e orgânicas. Ambos são eficazes por si só, fornecendo a uma empresa duas maneiras distintas de atingir seu público.

  • Pago: O marketing de mecanismo de pesquisa pago (SEM) coloca anúncios patrocinados na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), aumentando a probabilidade de os usuários serem segmentados por esses anúncios em comparação com encontrá-los organicamente.
  • Orgânico: A otimização orgânica do mecanismo de pesquisa (SEO) depende do entendimento dos padrões de tráfego da Internet e das palavras-chave direcionadas para aumentar a capacidade de uma empresa de alcançar os usuários de maneira mais natural. O SEO usa esses termos para ajudar a melhorar a classificação de um site, o que, por sua vez, aumenta a visibilidade e atrai mais clientes.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de marketing direto que visa grupos de clientes atuais ou potenciais. Semelhante ao marketing de mala direta, o marketing por e-mail entrega materiais promocionais diretamente na caixa de entrada de uma pessoa.

7 Tipos de marketing

Esses materiais assumem a forma de solicitações de venda, cupons, ofertas promocionais e solicitações de doação.

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3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um tipo de marketing que depende do conteúdo produzido não apenas para entreter o público, mas também para gerar engajamento, promover uma marca ou fidelizar o cliente.

Criar conteúdo valioso é uma forma eficaz de inbound marketing , que atrai os espectadores para uma marca, em vez de perseguir agressivamente sua atenção.

  • Podcasts: Podcasts são conteúdos somente de áudio que podem ajudar a divulgar uma determinada pessoa ou serviço. Por exemplo, um analista de negócios com uma série semanal de podcast pode dar conselhos em sua plataforma para capturar a fidelidade do público. Por sua vez, isso pode levar a palestras pagas, ofertas de ensino ou outras atividades lucrativas para o host do podcast.
  • Infográficos: Os infográficos combinam recursos visuais e dados para educar um público sobre um serviço ou produto específico. Esse conteúdo rico em dados fornece informações fáceis de usar ao lado de gráficos, que vêm em várias formas, incluindo fluxogramas e detalhamentos passo a passo. Juntos, eles tornam mais fácil para os espectadores absorverem e reterem informações.
  • Vídeo: Ao contrário de podcasts e infográficos, o conteúdo de vídeo incorpora áudio com recursos visuais para criar um CTA atraente. O marketing de vídeo pode atrair usuários para determinadas plataformas de mídia social, sites ou páginas de produtos.

4. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é uma estratégia de marketing popular para qualquer empresa com – ou que queira construir – uma presença online. As estratégias de marketing de mídia social incluem métodos orgânicos e pagos para recrutar novos clientes e alcançar os existentes.

  • Orgânico: O marketing orgânico de mídia social envolve postagens gratuitas em sites de mídia social que usam fotos, vídeos, legendas e hashtags para alcançar um público. Essas postagens podem aparecer em sites como Twitter ou Instagram, mas estão sujeitas ao algoritmo da plataforma e não oferecem garantias de atingir um número específico de espectadores.
  • Pago: Marcas ou empresas podem pagar certas plataformas de mídia social para contornar as limitações algorítmicas gratuitas e promover seu conteúdo publicitário. Postagens de mídia social pagas têm uma chance maior de alcançar uma audiência maior, estendendo-se além do grupo de seguidores da própria empresa.
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5. Marketing de desempenho

O marketing de desempenho, às vezes chamado de marketing de afiliados, depende da publicidade por meio de terceiros para converter o interesse do cliente em uma ação definível, especificamente, uma compra.

O nome deriva dos afiliados que promovem o produto ou serviço, e só ganham comissão se suas estratégias resultarem em compra. Essa é uma estratégia de baixo risco e rastreável para marcas, que só paga aos anunciantes se eles mesmos estiverem ganhando dinheiro.

6. Marketing de influenciadores

Uma estratégia de marketing de influenciadores envolve empresas que pagam um criador de conteúdo externo ou uma pessoa influente (geralmente com um número substancial de seguidores nas mídias sociais) para promover um determinado produto ou marca.

Os influenciadores geralmente são pagos por postagem ou promoção, com o objetivo de gerar engajamento ou aumentar a taxa de conversão de uma empresa. Os influenciadores também podem participar do marketing de afiliados, embora não tenham pagamento garantido, a menos que suas estratégias resultem em uma venda.

7. Marketing de aquisição

O marketing de aquisição é uma estratégia projetada especificamente para atrair novos clientes, convertendo estranhos à marca em leads qualificados.

Com foco no topo do funil de vendas, os profissionais de marketing de aquisição focam menos na retenção e estão mais preocupados com a atenção. As empresas podem usar táticas como SEO, email marketing e marketing de mídia social para aumentar as taxas de aquisição de clientes.

O que é marketing de marca?

O marketing de marca abrange o marketing tradicional e o digital e se estende além do funil básico de conscientização para conversão para estabelecer um relacionamento duradouro entre o consumidor e a própria marca.

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Os profissionais de marketing de marca pesquisam seus clientes para criar personas de compradores, em torno das quais podem criar mensagens que estabeleçam uma conexão entre a empresa e o cliente.

Esse relacionamento e confiança construídos com o cliente ajudam a tornar os itens ou imagens associados à marca mais facilmente reconhecíveis (pense no logotipo da Apple ou no swoosh da Nike). Alta visibilidade e reconhecimento são duas maneiras eficazes de lembrar os clientes sobre seus produtos.

Pensamentos finais

Todos os tipos de marketing podem ser complexos e exigem pesquisa, análise e estratégia para determinar a melhor maneira de alcançar um público. A estratégia de marketing certa depende de vários fatores, como tamanho da empresa, orçamento e objetivos finais.

Por exemplo, o marketing de mala direta pode ter mais sucesso em comunidades mais antigas e unidas, enquanto o público mais jovem pode ser mais receptivo a campanhas de mídia social fortes e conteúdo de vídeo moderno.

Com tantos caminhos de marketing para escolher, toda empresa tem ampla oportunidade de adotar as estratégias que podem ser as mais adequadas com base em metas de curto e longo prazo, alvo demográfico e recursos financeiros disponíveis.

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